Para haver um transporte de fluidos coerente com as especificações exigidas, é importante que a tubulação seja corretamente projetada e contenha as peças necessárias para que o resultado final seja satisfatório. Hoje, mostraremos os principais produtos que compõem uma tubulação para transporte de fluido.
Primeiramente, é importante saber que as peças citadas são básicas para que haja um bom fluxo no transporte de fluidos. Dito isso, mostraremos quais são os principais componentes a seguir.
Principais componentes
Os componentes fundamentais para o transporte fluido podem ser divididos em três categorias. Confira!
Tubos
Os tubos conduzem fluidos em trechos retos, são os responsáveis por contribuir no transporte dos fluidos até seu destino. Nesse sentido, ter tubos de qualidade, que possam conduzir o fluido com segurança e sem vazamento é fundamental.
Os principais materiais utilizados em tubos para transporte de fluidos são: tubos de aço carbono, tubos de aço inox, tubos de ferro fundido, tubos de cobre, tubos de PVC, entre outros.
Conexões e métodos de união
Existem vários tipos de conexões, como: ferro fundido, aço carbono, aço inox, PVC, CPVC, cobre etc. Elas permitem que a tubulação mude de direção ou derive conforme o projeto.
Especificamente para tubulações de aço, existem quatro tipos principais de união: soldada, flangeada, roscada ou ranhurada (grooved). Para todas elas são necessárias preparações nas extremidades dos tubos para que o encaixe seja realizado através de solda, flange, conexão roscada ou acoplamento grooved.
Válvulas e acessórios
Há diversos tipos de válvulas, como: válvula borboleta, válvula de retenção, válvula esfera, válvula gaveta, válvula globo, entre outras. Elas são utilizadas para controle e/ou bloqueio dos fluidos, conforme designação da tubulação.
Características da tubulação para transporte de fluido
A principal característica de uma tubulação para condução de fluido é a capacidade de transportar líquidos ou gases de forma segura e ágil.
Vale ressaltar que cada tubulação é indicada para um ambiente específico e para transportar um fluido pré-definido. Desta forma, o material utilizado e as características técnicas serão indicadas para atender determinada função.
Caso contrário, acidentes podem acontecer ou mesmo a utilização de equipamentos superiores que não são necessários para tal aplicação, gerando desperdício em ambas situações.
Aplicações das tubulações (condução de água, gás, esgoto etc.)
As tubulações para transporte de fluidos têm diversas aplicações. Entre elas, os principais fluidos conduzidos são: água, esgoto, óleo, líquidos industriais, ar comprimido vapores e gases.
Assim sendo, tubulações são importantes para o cotidiano de empresas e residências. Vale ressaltar que todas essas aplicações das tubulações só são possíveis graças ao conjunto de todas as peças que compõem o sistema.
Conclusão
Podemos perceber que cada peça tem sua função e, no geral, a interligação delas faz com que o transporte de fluido seja bem-sucedido. Assim, é muito importante saber especificar e instalar as peças corretas, visto que existem diferentes pressões, temperaturas, velocidades e fluidos que cada peça suporta.
Agora que você aprendeu quais são as principais peças que compõem uma tubulação para transporte de fluido, não se esqueça de compartilhar o texto para que mais pessoas conheçam o assunto!